ARQUIVAR - ANA RITA BARATA / PEDRO S. NUNES

Release do espetáculo: A de Arquivar. Às palavras do livro Biblioteca do escritor Gonçalo M. Tavares, juntaram-se as imagens de Pedro Sena Nunes, os gestos de Ana Rita Barata. S de surpresa. Duas meninas, ainda a aprender as letras do abecedário, colaboram neste projeto que tem como objetivo alcançar o público infantil e juvenil, sem esquecer a participação dos adultos. Arquivar promove um jogo de palavras e a sintonia entre a literatura, a dança, a imagem, o desenho e a música com o espaço e a sua pulsão arquitetônica. Arquivar procura cartografar a arquitetura e o silêncio dos espaços. Arquivar contempla a participação ativa do público, através de um forte envolvimento com o desenho e a escrita. Arquivar é um projeto de famílias para famílias. Existe um eixo criativo a explorar entre pais e filhos. Existem famílias de letras e grupos de palavras que se juntam às sonoridades da escrita nos espaços. Arquivar desperta o público para a aproximação e o diálogo com os criadores e o ato performático.

 

Histórico: Ana Rita Barata nasceu em Paris (1972). Fez a sua formação de bailarina clássica e moderna na Escola de Dança de Lisboa – Conservatório Nacional e no European Dance Development Centre em Arhem-Holanda, nas áreas de Improvisação, Awareness, Body-Mind-Center, Movimento Complexo, Contato-Improvisação e vídeo. Trabalho com coreógrafos de renome. Desde 1994 como coreógrafa e diretora artística desenvolve vários espetáculos transdisciplinares com Pedro Sena Nunes que, no seu extenso currículo conta com vários prêmios e distinções nas áreas de fotografia, vídeo e cinema. Programador, formador, diretor criativo e consultor artístico da Associação Vo’Arte e de outras associações e projetos. Aos dois ainda se juntam o escritor e poeta Gonçalo M. Tavares e Marta Carreiras figurinista formada em Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema e posteriormente faz uma pós-graduação em Estudos Teatrais, pela Faculdade de Letras da Universidade Técnica de Lisboa. Trabalha com várias companhias e encenadores. A esses profissionais agregam-se duas crianças, Mariana Nunes que tem 9 anos e gosta de dançar. Já participou em vários projetos produzidos pela Associação Vo’Arte - Devaneios Flutuantes, Cidade Nua,
Labirinto, Ícaro, entre outros e ainda Marta Nunes com 5 anos e gosta de
falar. Estreando nas artes performativas com apenas dois anos, já participou
em vários projetos produzidos pela Associação Vo'Arte - Labirinto, Ícaro,
entre outros. Com essa equipa nasceu o ARQUIVAR, um projeto de família para família que percorreu vários países como Holanda, Alemanha, Espanha e agora Brasil.

 

Ficha Técnica

Direção Artística: Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes

Coreografia: Ana Rita Barata

Texto: Gonçalo M. Tavares

Vídeo: Pedro Sena Nunes

Figurinos: Marta Carreiras

Intérpretes: Ana Rita Barata, Mariana Nunes e Marta Nunes

Fotografia: A. Roque

Produção: Associação Vo’Arte

Duração: 40 minutos

 

 Voltar