PUNTEAR - CIA DAMAS EM TRÂNSITO E OS BUCANEIROS 

Release do espetáculo: O espetáculo "Puntear" é uma performance de ocupação de espaços não convencionais como praças, edifícios históricos, escolas, parques, em que a Cia., por meio da improvisação em dança e música, faz uma leitura corporal e sonora do lugar valendo-se da arquitetura, sons e do fluxo cotidiano do ambiente. A formação musical é piano, escaleta, violino e percussão. A movimentação é inspirada nas técnicas do contato/improvisação, da dança-teatro, do ballet clássico, do kempo indiano, do aikido e da dança contemporânea. A união desses elementos origina uma linguagem própria da Cia.. Através do espetáculo, pretende-se trazer novas possibilidades de habitar e intervir no espaço no momento presente, transformando a dinâmica cotidiana e o olhar sobre este.

 

Histórico do grupo: Formada em 2006, a Cia. nasceu da necessidade de seus integrantes em unir as linguagens da dança e da música através da improvisação cênica. Em 2006 foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para pesquisa do projeto Puntear. Em 2008/09, apresentou esse espetáculo em diversos espaços públicos de São Paulo: Museu do Ipiranga, Casa das Rosas, Estação da Luz, Centro Cultural SP, Metrô da Sé e do Ipiranga e Praça António Prado, circulou também por seis cidades do interior de Sp e capitais como Curitiba e Rio. Em 2006, por necessidades especiais, criou a versão de Puntear sem a formação musical chamada  "Intersecções" e que foi apresentada no Sesc Pompéia dentro do evento Som da Fábrica e na Galeria R.Monteiro dentro do 3º Visões Urbanas e por dez cidades do interior de SP dentro do Circuito SESC de Artes. Em 2007/08, através do PAC, criou o espetáculo "Ponto de Fuga" para palco e platéia, baseado nas memórias pessoais de seus integrantes circulou por suas cidades natais como São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e Santos.  

 

Ficha Técnica

Direção: Alex Ratton Sanchez

Direção musical: Débora Marcussi

Intérpretes-criadores (bailarinos e músicos): Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa, Débora Marcussi e Laila Padovan

Figurino: Iara Wisnik

Assistência de figurino: Bruna Lessa

Design gráfico: Fernando Sciarra

Fotografia: Pablo de Sousa e Fernando Sciarra

Produção: Zeca Duarte e Leandro Taveira

Duração: 30 minutos

 

Voltar